Os seres humanos costumam ter uma visão errada do que é fácil e difícil na vida. Pouco deve importar o que é fácil, até porque "o que vem fácil, vai fácil". Estamos completamente errados sobre isso. Passamos a vida toda em busca de facilidades, de formas de melhorar, agilizar e deixar mais confortável nosso cotidiano. Para exemplificar, coloco algumas situações e invenções vitais, ao ser humano moderno. Quando falo de homem moderno, refiro-me ao Hommo Sapiens Sapiens.
A primeira evidencia que deixa essa teoria aceitável, é a Tecnologia. Esta veio desde a invenção da roda até hoje para facilitar nossas vidas. Eu por exemplo, em vez de escrever uma carta, ou enviar sinal de fumaça, estou confortavelmente sentado, digitando este e-mail, que chegará no mesmo instante que enviar. Isto é algo tão fácil, que mesmo depois de tanto tempo, ainda me impressiono com sua eficiência em vários aspectos: Portabilidade, Agilidade, Economia e Acessibilidade. Claro que tudo isso foi resultado de uma evolução.
Mas isto, todos percebem, apenas não fazem uma ligação concreta. Algo que poucos pessoas enxergam é nosso cotidiano, nossas carreias, o indivíduo como integrante na sociedade. Esta última é a mais importante, é a que dita regras, e de como devemos buscar as facilidades do cotidianos. Uma da maiores facilidades que buscamos, é ser aceito na sociedade, como pessoa social, e com acesso a muitas faciliades, se possível, todas que a sociedade oferecer.
Entendo que ainda está muito obscuro, e estou dando voltas, mas reconheçamos que isto é necessário para compreensão do que estar por ir.
Desde criança, somos influenciados a conseguir o que nossos pais não conseguiram. Um trabalho é o melhor e modo mais comum de conseguir as "tais coias" que queremos e que as pessoas que nos redeiam querem. Uma carreira sólida, conquistada através de um curso universitário, um emprego estável, e um salário muito bom, é q principla via para conseguir facilidades. Escolhemos estudar, apenas poque é muito mais fácil conseguir um bom emprego, e dalí tirar a vantagens que a sociedade quer que tenhamos: o dinheiro é o presursos de todas a facilidades. É muito fácil ter responsabiliades, ter um emprego que garata tudo o que quisermos, ter o apoio da família, mesmo por somente ter dinheiro. Tudo isso é muito fácil. E ainda tem gente hipócrita, dizendo que é muito mais dificil estudar para se tornar um profissional bem sussedido.
Já a via da "vagabundagem" não nos tras nada disso, pelo contrário, nos leva a ser medíocres, sem dinheiro e portanto sem nada. Essa é a forma mais difícil de viver. Fazer nada tras consequenica ruins, é muito difícil ser vagabundo. Por isso, a maioria das pessoas não querem sê-lo.
Mas a busca das facilidades não se restringe a vida. Até na morte, os seres humanos buscam facilidades. "Quero ir para o céu, pois lá, encontrarei a paz eterna". Já no inferno, sexiste muito sofrimento, e somente pessoas não dignas a vida vão para lá" (A arrogancia impera nessas pessoas). Por isso, é muito mais fácil, ter uma vida extremamente regrada, para conseguir um lugar no céu, ou pelo menos para ter um sentimento de prazer, de "ter feitoa coisa certa", sendo que o certo é variável e inconstante.
Sou muito devoto dessa nossa sociedade criminosa, a qual descrevi, segundo suas facilidades e dificuldades, e querendo ou não, é isso que queremos. Não sou hipócrita para dizer que não quero ter todas essas facilidades. Tudo o que a vida e Deus puder me oferecer, aceitarei. Não sei se entro em contradição, mas é isso que penso.
Estou, ou melhor, estamos procurando facilidades, e encontraremos. Então, vamos estudar muito, para sermos os melhores profissionais do mundo, e ganharmos um, ou mais, Nobel.
Vamos fazer a diferença nessa sociedade medíocre, pois não somos medíocres. Somos pessoas Facilistas.
Este é parte de um e-mail que enviei à uma amiga
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário